ESSS - Serviços

Desgaste

Ferramenta computacional para estimar o nível de desgaste das paredes de fornos de produção de metal líquido por indução.



Objetivos

Os fornos elétricos de ferro ligas da CVRD, quando em operação, sofrem um desgaste da sua camada de pasta carbonosa e de refratário, fazendo com que a parede do forno tenha uma redução na sua espessura, com a consequente redução da capacidade de isolamento e aumento da temperatura da superfície externa do forno. Conforme o nível de desgaste pode-se chegar ao limite de ocorrer uma parada precoce do forno pela ocorrência de vazamento de material por furos causados pelo desgaste.

Soluções

De posse de tais informações e de um modelo matemático apropriado para tal problema (circuito elétrico análogo, para o presente caso), o software será capaz de estimar o nível de desgaste das paredes do forno, fornecendo informações de fundamental importância para a tomada de decisão quanto às intervenções necessárias para repor o material isolante.

Benefícios

Evitar tais paradas precoces através da estimativa rotineira do nível de desgaste existente na parede do forno. Tal estimativa é obtida através de modelos matemáticos que se utilizam de informações sobre as condições de operação do forno, como potência fornecida à matéria prima, espessuras das paredes, condutividades térmicas das ferro ligas e materiais isolantes e medidas de temperatura no interior e em diversos pontos da parede externa do forno. Tais medidas podem ser efetuadas de diversas formas, como por exemplo, através de termografia ou medição com termopares.

Área de Download