ESSS - Serviços

PWDa

Software para manipulação, simulação e análise dos dados de Pressure While Drilling (PWD).



Objetivos

O software PWDa é uma ferramenta computacional para manipulação, simulação e análise dos dados, principalmente da pressão, oriundos do processo de perfuração de poços em reservatórios de petróleo.

Os resultados destas simulações e análises da perfuração incluem o acompanhamento e a identificação dos eventos ocorridos assim como de suas possíveis causas e futuramente de possíveis procedimentos para remediação da situação detectada ao longo do tempo da perfuração de um poço.

Soluções

Criação de uma ferramenta computacional capaz de representar o conhecimento específico da análise de PWD, e assim como o especialista, detectar os eventos ocorridos, suas possíveis causas e auxiliar na tomada de decisões que melhor se ajustem à solução do problema.

Benefícios

A perfuração de poços em reservatórios de petróleo é um processo extremamente complexo e de alto custo, o qual conta com diversos fenômenos que impactam a pressão anular durante a perfuração, podendo prejudicar, em parte ou totalmente, a conclusão do processo.

Desta forma o ideal é trabalhar dentro de uma janela operacional que garanta a pressão anular entre os limites de pressão de poro e gradiente de fratura, ou seja, evite a invasão indesejada de fluidos e a fratura da rocha.

Além deste outros fenômenos podem ser relacionados, como a deficiência na limpeza dos cascalhos gerados durante a perfuração, ou decorrentes de processos de gelificação do fluido, processos de surge/swab, manobras, troca de fluido, entre outros.

Atualmente, o controle destes eventos é realizado de forma manual, por um especialista em análise dos dados de PWD, coletados em tempo real de perfuração, que acompanha o processo de perfuração, analisando graficamente os dados e concluindo sobre os fenômenos ocorridos para poder alertar a operação sobre possíveis problemas e interromper a perfuração antes que os mesmos se concretizem.

Área de Download