ESSS - Serviços

SourSimRL

Simulação da geração de ácido sulfídrico (H2S) por bactérias em reservatórios de petróleo.



Objetivos

Simulador do fenômeno da acidulação biogênica em reservatórios de petróleo desenvolvido em parceria com a Oil Plus para Chevron, Petrobras, British Petroleum, Shell, ExxonMobil, Statoil e Total.

Soluções

O SourSimRL auxilia microbiologistas e engenheiros de petróleo a prever a concentração de H2S produzida nos poços, baseado nas informações de nutrientes existentes tanto na água de injeção quanto na água de formação do reservatório em análise. Além disso, é possível simular processos de remediação como injeção de biocida e nitrato.

Benefícios

Evitar a frequente formação de gás sulfídrico (H2S) durante a recuperação secundária de petróleo, quando se injeta água nos reservatórios. Este fenômeno, chamado de acidulação biogênica (Souring), ocorre porque a água de injeção, caso seja rica em sulfatos como é a água do mar, estimula a atividade das bactérias redutoras de sulfato, com a consequente formação de H2S, o que acelera a corrosão em equipamentos e, se estiver presente em teor elevado nos fluidos produzidos, pode ameaçar a vida humana.

Área de Download