ESSS - Serviços
HOME > SERVIÇOS > DESENVOLVIMENTO > PROJETOS > Steam Flood Souring Simulator

Steam Flood Souring Simulator

Simulador para prever a geração e produção de H2S associada à injeção de vapor d'água.



Objetivos

Este é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento cujo objetivo é desenvolver um software de simulação capaz de prever quantitativamente a geração e produção de H2S associada à injeção de vapor d'água.

Soluções

A injeção de vapor d'água em reservatórios é utilizada como um processo de recuperação avançada de óleo (EOR – Enhanced Oil Recovery), mas pode gerar grandes quantidades de produtos indesejáveis tais como o ácido sulfídrico (H2S, ou sulfeto de hidrogênio), em um processo denominado acidulação (ou souring). O H2S pode causar diversos problemas operacionais tais como corrosão agressiva, problemas de segurança na saúde e ambientais e, portanto, sua geração deve ser minimizada ou remediada.

O SourSimRL, projeto desenvolvido pela ESSS em parceira com a Oil Plus, simula a geração de H2S associada à atividade de bactérias redutoras de sulfatos presentes no reservatório. Essa ação microbiológica ocorre em função da injeção de água, geralmente água do mar. O simulador Steam Flood Souring, no entanto, tem como foco a simulação da geração de H2S por termólise (ou decomposição térmica) do óleo pesado – mais especificamente a termólise em ambiente aquoso produzido por injeção de vapor d'água.

Benefícios

Alguns dos benefícios do projeto Steam Flood Souring Simulator seguem descritos abaixo:

  • Aumento da segurança de pessoal ao produzir um gás tóxico;
  • Diminuição do impacto da corrosão dos equipamentos de produção de forma geral pelo ácido sulfídrico;
  • Diminuição de prováveis requisições de remoção de H2S para que se atendam especificações de exportação de óleo e gás.
Área de Download