ESSS - Serviços

UPA

Transferência de escala para reservatórios.



Objetivos

Dados importantes para os estudos de reservatórios são obtidos em diversas escalas, cobrindo um espectro notavelmente extenso. É preciso saber transferi-los de uma escala para outra, em especial para a escala em que será feita a simulação de escoamento, procurando conservar as propriedades nestas diferentes escalas. Esse é o problema da transferência de escala.

Soluções

O software Upscaling Analysis (UPA) é uma ferramenta desenvolvida pela ESSS para a Petrobras efetuar a transferência de propriedades escalares e vetoriais entre diferentes malhas de uma mesma geometria, porém com um número de elementos bastante diferente.

Benefícios

Diversos pequenos aplicativos, que podem ser executados em modo batch através de scripts, implementam os mais variados métodos de solução para esse problema. Uma ferramenta baseada em interface gráfica é o sistema centralizador e gerenciador de todos esses aplicativos, oferecendo uma forma rápida e de fácil uso, além de contemplar funcionalidades adicionais como a visualização 3D dos dados manipulados.

Área de Download