ESSS - Serviços
HOME > SERVIÇOS > DESENVOLVIMENTO > TECNOLOGIAS E PROCESSOS

TECNOLOGIAS E PROCESSOS

O desenvolvimento de softwares com características científicas possui peculiaridades e dificuldades que direcionam a equipe da ESSS a utilizar uma metodologia própria, que incorpora o melhor das metodologias consagradas no mercado.

Este processo é um dos fatores-chave para o sucesso da ESSS nesta atividade e pode ser resumido nas seguintes etapas: detalhamento de requisitos, planejamento arquitetural, implementação, testes, ajustes e implantação. Em todo este processo, a revisão contínua dos requisitos é feita a fim de ajustar-se às necessidades e disponibilidade do cliente.

Pontos-Chave do Desenvolvimento

  • Multiapproach

    Sabendo que nenhuma ferramenta, metodologia ou filosofia de desenvolvimento de software disponível no mercado possui as características ideais para a criação de todos os módulos de uma aplicação com características científicas, a ESSS segue uma abordagem denominada de multiapproach, que consiste na utilização de diferentes ferramentas e metodologias para diferentes módulos de aplicação (núcleo numérico, visualização 3D, interface gráfica e integração de dados), permitindo que o melhor de cada um dos mundos seja utilizado na sua plenitude nas aplicações criadas.
  • Multiplataforma

    Um requisito fundamental nas aplicações industriais é a flexibilidade de arquitetura. Neste sentido, a equipe da ESSS possui como característica em seus desenvolvimentos a criação de aplicações multiplataforma (Windows 32 e 64bit, UNIX, Linux, SUN, SGI, HP), permitindo uma ótima utilização dos recursos computacionais disponíveis, mesmo quando o parque de máquinas é heterogêneo.
  • Multiparadigma

    Já a adoção de multiparadigmas no processo de desenvolvimento permite tornar o arcabouço da aplicação mais claro e de fácil compreensão. Isto é possível através da aplicação de orientação a objetos no alto nível da arquitetura da aplicação, o que torna possível representar no mundo computacional os conceitos do mundo real, bem como utilizar no baixo nível da aplicação uma abordagem baseada na programação genérica, que garante a performance numérica exigida pelas aplicações, mantendo a flexibilidade necessária para a sua expansão.
  • Multilinguagem

    Esta robustez é complementada pela equipe ao adotar a utilização dos mais modernos modelos de desenvolvimento híbrido de software, combinando as linguagens C++ e Python, que aliam alta performance, flexibilidade e rápido desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abaixo estão listadas algumas referências bibliográficas que são base da metodologia da ESSS. Esta compilação serve de guia para o engenheiro/programador que deseja se aventurar na tarefa diária de desenvolver softwares científicos e/ou de engenharia em C++.